Desvio e Acúmulo de Função

 – Quais as diferenças e os direitos do trabalhador?

Desvio de Função

Desvio de função nada mais é do que quando o funcionário é contratado para determinado cargo, mas realiza trabalhos sem qualquer relação com aqueles que seriam normais à sua função.

Por exemplo: Uma pessoa que é contratada como auxiliar administrativa, mas na prática exerce cargo de gerência.

Acúmulo de Função

Acúmulo de função ocorre quando o funcionário desempenha atividades que extrapolam sua atribuição original realizando outros trabalhos além daqueles que seriam normais ao seu cargo.

Por exemplo: Auxiliar de serviços gerais que, além de realizar a limpeza da empresa, realiza atendimentos em recepção; Empregada doméstica que , além de organizar a casa do empregador, ajuda a confeccionar alimentos que serão comercializados.

Acúmulo de função ocorre quando o funcionário desempenha atividades que extrapolam sua atribuição original realizando outros trabalhos além daqueles que seriam normais ao seu cargo.

O empregado pode ter direito a indenização por desvio de função?

Sim, o empregado terá direito a remuneração da atividade de fato exercida, caso esta seja melhor remunerada.

Assim, o empregado que desejar acionar a justiça deverá receber uma indenização sobre todos os direitos garantidos pela legislação trabalhista. Desde férias, 13°, adicionais, INSS e FGTS.

O acúmulo de funções gera direito a indenização?

Sim, o empregado terá direito a indenização variável entre 10% a 40% do seu salário, incidindo sobre todos os direitos garantidos pela legislação trabalhista.

Tanto o desvio quanto o acúmulo geram direito à indenização, enquanto o primeiro importará em indenização referente ao salário de maior valor o acúmulo será indenizado com uma majoração de 10% a 40% do salário.

O INSS ERRA

Benefício Negado? (Indeferido)
Você sabia que o INSS erra com enorme frequência? Isso mesmo, muitas pessoas têm o benefício negado injustamente pela previdência. Por que isso ocorre?

Leia mais »

StartUps, o que São?

Não há um consenso sobre a definição do conceito de “startup”, no entanto, alguns autores preferem limita-lo a um negócio que opere sob condições de extrema incerteza e possuam um produto repetível e escalável, ou seja, um produto/serviço inovador e que possa crescer em alta velocidade.

Leia mais »

Aposentadoria por Idade

Aposentadoria por Idade Regra Geral

A aposentadoria por idade é devida ao trabalhador urbano que comprove ter realizado 180 contribuições mensais ao INSS e ter idade mínima de 65 anos sendo homem ou 60 anos sendo mulher.

Leia mais »
×